Que vacinas estão disponíveis para meu filho?

Em 18 de junho de 2022, as vacinas da Pfizer-BioNTech® (ou simplesmente Pfizer®) e da Moderna® receberam aprovação para uso emergencial da Administração Federal de Alimentos e Medicamentos dos EUA (U.S. Food and Drug Administration, FDA) e recomendação para uso emergencial do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention, CDC).

A vacina da Moderna® é aprovada e recomendada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos. A vacina da Pfizer® já foi aprovada e recomendada para crianças a partir de 5 anos e adultos.

Que cronograma e dosagem seguir?

Pfizer®

3 doses de 3 microgramas (μg) administradas. (Esta é uma dose menor destinada a crianças. Ela corresponde a aproximadamente 1/10 da dose para adultos.)

  • Primeira dose: Dia 1
  • Segunda dose: 3 a 8 semanas após a primeira dose
  • Terceira dose: 60 dias ou mais após a segunda dose

Moderna®

2 doses de 25 microgramas (μg) administradas com intervalo de 4 a 8 semanas. (Esta é uma dose menor destinada a crianças. Ela corresponde a aproximadamente 1/4 da dose para adultos.)

A dose mais baixa em cada vacina é segura e funciona muito bem em crianças pequenas porque elas têm um sistema imunológico mais forte.

Quando meu filho é considerado totalmente vacinado?

Seu filho é considerado totalmente vacinado 2 semanas após receber a série de imunização primária (primeira).

As crianças moderada ou gravemente imunodeprimidas que receberem a vacina da Moderna® precisarão de uma terceira dose da dose da Moderna® pelo menos 4 semanas após a segunda dose. Se seu filho receber a vacina da Pfizer®, ele não precisará de doses adicionais da vacina da Pfizer®.

Quais são os ingredientes das vacinas de mRNA?

As vacinas da Pfizer® e da Moderna® contêm os seguintes ingredientes:

  • mRNA (instruções para que as células produzam proteínas) para partes da proteína spike. A proteína spike é a parte do vírus da COVID-19 que o ajuda a entrar nas células e causar inflamação.
  • Lipídios (gorduras) para ajudar o mRNA a entrar nas células.
  • Uma mistura de sal e açúcar para manter a vacina estável até que esteja pronta para ser administrada.

Não há conservantes, látex, ovos ou metais nos frascos (recipientes que contêm o líquido da vacina). Não há tecidos, gelatina ou algum material de animais. Os ingredientes das vacinas da Moderna® e da Pfizer® para crianças pequenas, crianças maiores e adultos são os mesmos.

Quantas crianças de 6 meses a 5 anos participaram do estudo?

A graph showing how many children took part in the vaccine study

As vacinas funcionam bem?

Ambas as vacinas da Pfizer® e da Moderna® funcionam bem para prevenir casos graves e morte por COVID-19. Os cientistas constataram que cada vacina para crianças funciona tão bem quanto a vacina usada em adultos. Portanto, recomendamos a vacinação com o produto que estiver disponível para sua família. É importante saber que os números abaixo mostram a eficácia de cada vacina em proteger as crianças que participaram dos estudos contra todas as infecções (mesmo aquelas que não causam sintomas). Além disso, a forma como os estudos foram conduzidos não permite a comparação direta entre as duas vacinas. Ambas produziram respostas de anticorpos em crianças menores de 5 anos semelhantes às respostas produzidas em adultos jovens. Ambos reduzem o risco de seu filho ter uma complicação grave da doença.

Série de três doses da Pfizer®

De 6 meses a 4 anos: 80% (previne a infecção em 8 em cada 10 crianças)

Série de duas doses da Moderna®

De 6 meses a 5 anos: 37,8% (previne a infecção em 4 em cada 10 crianças)

Quais são os efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais de ambas as vacinas nessa faixa etária foram bastante semelhantes. O efeito colateral mais comum foi dor no local da injeção (o local em que a pessoa recebeu a vacina). Outros efeitos colaterais incluíram:

  • Fadiga (cansaço incomum)
  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Diarreia (somente com a vacina da Pfizer®)
  • Náuseas e/ou vômito (menos comuns)
  • Dores musculares (menos comuns)
  • Dor articular (menos comum)
  • Calafrios (menos comuns)
  • Irritabilidade (agitação ou mau humor) (em bebês)
  • Diminuição do apetite (falta de vontade de comer tanto ou com a frequência habitual) (em bebês)

Não houve relatos de miocardite (inflamação do músculo cardíaco), coágulos sanguíneos, anafilaxia (uma reação alérgica grave) ou morte.

Quanto tempo os efeitos colaterais geralmente duram?

<[>A maioria dos efeitos colaterais desaparece em 1 a 2 dias. Os efeitos colaterais são sinais de que o sistema imunológico (sistema do corpo que combate e protege contra doenças e germes) está aprendendo a proteger o corpo de seu filho contra o vírus. A vacina ainda funciona bem mesmo que seu filho não tenha efeitos colaterais.

Se as crianças geralmente não ficam muito doentes com a COVID-19, por que devo considerar vacinar meu filho?

Existem muitos motivos pelos quais você pode considerar vacinar seu filho, mesmo que ele tenha tido COVID-19 antes:

Menor risco de doença grave, hospitalização e morte

  • Embora a vacina da COVID-19 não elimine (não remova ou reduza completamente) o risco de seu filho contrair COVID-19, ela reduz muito o risco de doença grave e morte. Isso se aplica a todas as faixas etárias que receberam uma vacina da COVID-19. A equipe que atenderá seu filho no MGfC espera que isso também se aplique a crianças menores de 5 anos.
  • Embora a COVID-19 normalmente seja mais leve em crianças do que em adultos, ainda pode haver riscos. Algumas crianças previamente saudáveis que contraem COVID-19 apresentam infecções pulmonares graves e síndrome inflamatória multissistêmica (MIS-C, uma complicação da COVID-19). Isso faz com que elas fiquem muito doentes e precisem de hospitalização.
  • Desde que a variante Ômicron se tornou conhecida, as crianças de 6 meses a 4 anos são mais propensas a ser hospitalizadas por COVID-19 do que crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. Uma em cada duas crianças hospitalizadas não tinha um problema de saúde subjacente.
  • As crianças são mais propensas a ser hospitalizadas por COVID-19 do que por todas as outras doenças que podem ser prevenidas por meio de vacinações de rotina. Quase 1/4 das crianças hospitalizadas por COVID-19 precisa de terapia intensiva.

A morte por COVID-19 é evitável

  • A COVID-19 está entre as cinco principais causas de morte entre crianças menores de 5 anos. Somente nos Estados Unidos, milhões de crianças tiveram COVID-19. Até março de 2022 (dois anos de pandemia), mais de 2.500 crianças menores de 5 anos precisaram de hospitalização, e mais de 400 morreram. Esse número é mais alto do que em qualquer outra doença que pode ser prevenida com uma vacina.

A vacina protege outras pessoas de transmitir e/ou contrair a COVID-19

  • A vacina ajuda a prevenir ou reduzir a transmissão da COVID-19 entre familiares, amigos e pessoas na comunidade, incluindo pessoas com maior risco de contrair a COVID-19. Ainda morrem mais de 1.000 pessoas por dia de COVID-19 nos EUA.
  • A vacina pode ajudar a deter o surgimento de outras variantes (cepas da COVID-19). A vacina diminui a capacidade do vírus de infectar novas pessoas, de se replicar (produzir cópias de si mesmo) e de se transformar em novas variantes que possam ser mais perigosas.

Meu filho já teve COVID-19. Ele deve tomar a vacina mesmo assim?

Sim, você ainda deverá vacinar seu filho quando ele for liberado pelo pediatra ou pela equipe médica. Pesquisas mostram que pessoas com imunidade híbrida são as mais protegidas de infecções futuras. A imunidade híbrida ocorre quando o sistema imunológico de uma pessoa pode proteger melhor contra uma determinada doença se ela teve essa doença e recebeu uma vacina para a doença.

Se seu filho recebeu tratamentos à base de anticorpos para a COVID-19, converse com o médico sobre quando vacinar seu filho.

A vacina da COVID-19 causa miocardite em crianças?

A miocardite foi relatada como um efeito colateral muito raro (1 em 20.000 pessoas) após a segunda dose, principalmente entre homens de 16 a 29 anos. O risco de ter miocardite após tomar a vacina é muito menor do que ter miocardite como sequela da COVID-19. A miocardite após a vacinação também é mais leve do que após a COVID-19.

Não houve casos de miocardite entre crianças menores de 11 anos que receberam a vacina da Pfizer® ou da Moderna®. Entre as crianças a partir de 12 anos que tiveram miocardite após a vacina, os casos foram leves e melhoraram rapidamente. Foi diferente em 75% (3 em cada 4) das crianças que tiveram miocardite e MIS-C após a COVID-19, cujos casos foram graves com efeitos de longo prazo.

As vacinas da COVID-19 alteram seu DNA?

Não, as vacinas da COVID-19 não alteram seu DNA.

Onde posso obter uma vacina da COVID-19 para meu filho?

  • No consultório de seu pediatra
  • Para pacientes e famílias em Massachusetts, visite www.VaxFinder.mass.gov
  • Para os locais das clínicas de vacinação em todas as regiões dos EUA:
  • Visite o site de vacinas da COVID-19 do CDC em www.vaccines.gov
  • Envie seu código postal para o localizador de clínicas de vacinação do CDC para o número 438829
  • Ligue para o localizador de clínicas de vacinação do CDC em 800-232-0233

    Onde posso saber mais sobre a vacina da COVID-19 para meu filho?

    • Seu pediatra ou outro membro da equipe de atendimento de seu filho
    • O CDC em www.cdc.gov/coronavirus
    • Academia Americana de Pediatria (American Academy of Pediatrics, AAP). Escaneie os códigos QR da AAP abaixo com a câmera ou com um scanner de código QR em seu dispositivo inteligente.

    Rev. 6/2022 Nenhuma das marcas listadas neste folheto tem a validação do Mass General for Children e do Massachusetts General Hospital. Este folheto tem o objetivo de apresentar informações de saúde para que você esteja mais bem informado. O folheto não substitui a orientação médica e não deve ser utilizado para o tratamento de nenhum problema de saúde.