Se você estiver preocupado ou tiver dúvidas, ligue para a Pediatric Endocrine Unit nonúmero (617) 726-2909. Entre em contato conosco!

O que é insuficiência adrenal?

A insuficiência adrenal ocorre quando as glândulas adrenais não produzem o hormônio cortisol em quantidade suficiente. O cortisol tem muitas funções importantes no corpo, incluindo evitar a pressão baixa e o baixo nível de açúcar no sangue. O cortisol também é importante para ajudar o corpo a responder a estresses como doença, lesão e cirurgia.

Em alguns casos de insuficiência adrenal, as glândulas adrenais também não fabricam aldosterona suficiente. A aldosterona é um hormônio que ajuda o seu corpo a manter o equilíbrio correto entre água, sódio e potássio.

Conceitos importantes

Glândulas adrenais
As glândulas adrenais se encontram próximas aos rins. Elas produzem vários hormônios, incluindo o cortisol e a aldosterona.

Aldosterona
A aldosterona é um hormônio que ajuda o seu corpo a manter o equilíbrio correto de água e sais.

Cortisol
O cortisol é um hormônio que ajuda a evitar pressão sanguínea baixa e açúcar sanguíneo baixo. Ele também ajuda o seu corpo a responder a doenças, lesões e cirurgia. O cortisol é o glicocorticoide mais comum em humanos.

Glicocorticoide Os glicocorticoides são hormônios com muitas funções, incluindo manter os níveis de açúcar sanguíneo em uma variação normal. Formas artificiais de glicocorticoides podem ser fornecidas a pessoas que têm problemas para produzir seus próprios glicocorticoides em quantidade suficiente.

Dose de estresse
Dose de estresse é quando você fornece a uma criança doses extras da medicação chamada glicocorticoide

Quais são os sintomas da insuficiência adrenal?

Nos estágios iniciais, você pode não perceber os sintomas de insuficiência adrenal, porque eles são frequentemente sutis. Seu filho pode ter esses sintomas:

  • Cansaço com mais frequência que o normal (fadiga)
  • Dor de estômago ou náusea
  • Dor muscular
  • Tontura
  • Escurecimento da pele, frequentemente mais notável nas gengivas, sobre as articulações ou nas linhas das mãos

O que cause da insuficiência adrenal?

Há várias causas de insuficiência adrenal, que podem ser divididas em duas categorias. Essas categorias são insuficiência adrenal primária e insuficiência adrenal central.

A insuficiência adrenal primária ocorre quando as glândulas adrenais não funcionam da forma que deveriam. As causas de insuficiência adrenal primária são:

  • Genéticas
  • Doenças autoimunes ou distúrbios que afetam as glândulas adrenais
  • Infecção grave das glândulas adrenais
  • Remoção das glândulas adrenais por meio de cirurgia

A insuficiência adrenal central ocorre quando a glândula pituitária (uma pequena glândula no cérebro que controla outras glândulas do corpo) não produz suficiente hormônio adrenocorticotrófico (ACTH). O ACTH é um hormônio que ajuda a controlar a quantidade de cortisol liberada pela glândula adrenal. As causas de insuficiência adrenal central são:

  • Desenvolvimento não apropriado da glândula pituitária
  • Lesão na glândula pituitária, como trauma ou radiação
  • Tumores e outras protuberâncias próximas à glândula pituitária
  • Remoção da glândula pituitária por meio de cirurgia
  • Uso em longo prazo de medicamentos de glicocorticoide de alta dose, como dexametasona, prednisona, prednisolona ou determinados glicocorticoides inalados

Como diagnostivamos a insuficiência adrenal?

Diagnosticamos a insuficiência adrenal por meio de um teste sanguíneo chamado teste de estimulação com hormônio adrenocorticotrófico (ACTH). O teste de estimulação com ACTH mede as respostas das glândulas adrenais a uma medicação chamada cosintropina, que é uma forma artificial do ACTH.

Nesse teste, administramos uma injeção de cosintropina no seu filho. Posteriormente, medimos os níveis de cortisol no sangue 30 minutos depois e novamente 60 minutos (uma hora) depois.

Como tratamos a insuficiência adrenal?

A boa notícia é que o cortisol e a aldosterona podem ser substituídos por medicamentos orais (medicamentos ingeridos pela boca). É extremamente importante que o seu filho tome essas medicações todos os dias. Caso contrário, ele poderá desenvolver uma crise adrenal, uma condição que oferece risco de morte.

Para substituir o cortisol, o médico prescreverá uma medicação chamada glicocorticoide. Há várias opções de glicocorticoides, incluindo hidrocortisona (Cortef®), prednisona e dexametasona. Se os níveis de aldosterona também estiverem baixos, o médico prescreverá fludrocortisona (Florinef®).

Como devo tratar meu filho se ele ficar doente?

Quando seu filho estiver doente, lesionado ou passar por cirurgia, ele precisará de mais glicocorticoide de substituição do que a quantidade normal administrada. Isso significa que você deverá aumentar a dose de glicocorticoide do seu filho.

Quando você aumenta a dose de glicocorticoide, isso é chamado de dose de estresse. As doses são normalmente entre 2 e 3 vezes maiores do que a dose regular. Seu médico explicará como você deve aumentar a dose do seu filho.

Você deve aumentar a dose se o seu filho apresentar um dos seguintes sintomas:

  • Febre [acima de 100 °F (37,8 °C)]
  • Sintomas semelhantes à gripe
  • Qualquer doença que o impossibilite ir à escola
  • Lesões como fratura óssea
  • Cirurgia em que ele precise de anestesia ("dormir")

Se o seu filho estiver vomitando ou muito doente para ingerir qualquer coisa pela boca, ele precisará de uma injeção de hidrocortisona (SoluCortef). É extremamente importante certificar-se de que os níveis de glicocorticoide estejam altos o suficiente para prevenir uma doença grave. A equipe de endocrinologia do seu filho ensinará como fazer as injeções em casa.

Se o seu filho estiver doente, nunca será errado fornecer doses de estresse de glicocorticoide ou aplicar uma injeção. Se não tiver certeza de que o seu filho precisa da dose de estresse ou de uma injeção, ligue para o nosso endocrinologista pediátrico de plantão, disponível 24 horas por dia no número (617) 726-2909. Preferimos que você entre em contato em vez de se preocupar sozinho!

Qual é perspectiva de longo prazo em relação á insuficiência adrenal do meu filho?

Seu filho ficará bem enquanto ele for tratado de forma apropriada com as medicações e doses corretas. Até o momento não há cura para a insuficiência adrenal. É uma doença para a vida toda.

O que é crise adrenal?

A crise adrenal oferece risco de morte quando os níveis de açúcar e a pressão sanguínea do seu filho estão muito baixos e os níveis de sais estão desequilibrados. Entre em contato com o seu médico imediatamente se ele apresentar estes sinais ou sintomas:

  • Dor de cabeça
  • Dor de estômago ou náusea
  • Tontura
  • Palidez
  • Desorientação

Você sabia?

É muito importante que o seu filho tenha uma identidade médica, como uma pulseira de alerta médico, que indique insuficiência adrenal. Se ocorrer uma emergência, isso ajudará a garantir que o seu filho receba o tratamento correto da equipe médica.