Se você tiver alguma dúvida ou preocupação adicional sobre o procedimento de UGI, entre em contato com o especialista infantil de imagem pediátrica, ligando para o número 617-724-1153.
Se você tiver alguma dúvida ou preocupação adicional sobre o procedimento de UGI, entre em contato com o especialista infantil de imagem pediátrica, ligando para o número 617-724-1153.

O que é um gastrointestinal superior (UGI)?

Uma série gastrointestinal superior (UGI) é um exame de raio X que mostra a estrutura do trato gastrointestinal superior. Parte do corpo pela qual os alimentos passam durante a digestão. O trato gastrointestinal superior inclui o esôfago, o estômago e parte do intestino delgado.

Por que meu filho precisa de um UGI?

Um exame de UGI é usado para colaborar no diagnóstico de problemas como dificuldades para engolir, vômitos inexplicados, desconforto abdominal e indigestão severa.

Quem realiza o exame?

Um técnico radiologista e um técnico pediátrico treinado em raio X auxiliarão você e seu filho durante o procedimento. Algumas vezes, um especialista pediátrico também estará presente durante o procedimento do seu filho.

Como posso preparar o meu filho para o UGI?

A idade do seu filho determinará como você deverá prepará-lo. Crianças pequenas e em idade pré escolar precisam de uma explicação muito simples sobre o procedimento logo antes dele começar. Crianças em idade escolar e adolescentes precisam de uma explicação mais detalhada sobre o procedimento, que deverá ser realizada com um ou dois dias de antecedência. Isto garantirá tempo para que seu filho faça qualquer pergunta que ele tenha antes do procedimento. Acima de tudo, é importante ser completamente honesto com seu filho sobre o procedimento.

Como um UGI é realizado?

  • Seu filho precisa estar em jejum para este exame. Você receberá instruções e restrições sobre a alimentação do médico que solicitou o exame UGI antes da data do exame
  • Um técnico de raio X pediátrico ou um especialista infantil encaminharão você e seu filho para a sala de fluoroscopia. O técnico de raio X ou especialista infantil explicará o exame a você e ao seu filho
  • Solicitaremos que seu filho vista um avental hospitalar. Depois de vestido com o avental, seu filho receberá ajuda para posicionar-se na mesa de fluoroscopia
  • Forneceremos ao seu filho um líquido branco e espesso chamado bário, e a melhor forma de ingestão é por canudo ou mamadeira. Este líquido permite que o radiologista visualize o sistema gastrointestinal mais claramente. Como o bário nem sempre tem um sabor agradável, seu filho poderá escolher um sabor de chocolate, morango ou baunilha para acrescentar ao bário e assim será melhor ou mais fácil a ingestão.
    Se seu filho tiver alergias alimentares, é importante informar à equipe de radiologia antes do exame.
  • O radiologista moverá a câmera de fluoroscopia sobre seu filho. A câmera chegará perto, mas não tocará no seu filho. O radiologista começará a tirar radiografias, conforme o bário líquido é engolido e passa pelo esôfago até o estômago. Solicitaremos ao seu filho que continue a ingerir o bário líquido, enquanto o radiologista tira as radiografias. Solicitaremos ao seu filho que role de um lado para outro enquanto as radiografias são tiradas. As radiografias permitirão que o radiologista verifique o progresso do bário através do sistema gastrointestinal.
  • Quando o bário líquido sair do estômago e o radiologista vir o suficiente dele passando pelo intestino delgado, o UGI estará finalizado.
  • Ao finalizar o exame, seu filho poderá retornar à dieta normal, de acordo com as instruções médicas. É recomendável aumentar a ingestão de líquidos naquele dia

O que posso fazer para ajudar meu filho durante o procedimiento?

Você estará presente durante todo o procedimento.* É importante que você tente permanecer calmo(a) durante o procedimento. Para algumas crianças, ter o pai ou mãe com eles é o suficiente para que se sintam confortáveis. Outras podem necessitar de suporte adicional. Como resultado, a equipe de radiologia tem outros itens de distração que poderão ser usados e ajudarão seu filho durante o procedimento.

O que acontecerá quando o UGI ficar pronto?

Os resultados do exame do seu filho serão enviados ao médico que solicitou o exame. Geralmente seu médico receberá os resultados entre um ou dois dias ou talvez antes. Resultados críticos são comunicados ao médico requisitante pouco tempo depois que o procedimento for finalizado.

*Não permitimos a presença de gestantes na sala de fluoroscopia. (Também não está permitido a presença de outras crianças na sala de fluoroscopia.)

Rev. 10/2012. Este documento tem o objetivo de fornecer dados relacionados com a saúde para que você fique mais informado. Ele não substitui orientações médicas e não deverá ser utilizado como base para tratamentos de condições médicas específicas.