Se você tiver alguma dúvida ou preocupação adicional sobre a VCUG, entre em contato com o especialista infantil de imagem pediátrica, ligando para o número 617-724-1153.
Se você tiver alguma dúvida ou preocupação adicional sobre a VCUG, entre em contato com o especialista infantil de imagem pediátrica, ligando para o número 617-724-1153.

O que é uma VCUG?

Uma VCUG ou uma uretrocistografia miccional é um procedimento que permite que um radiologista visualize o funcionamento do sistema urinário. Através do uso de um raio X especial chamado fluoroscopia e de um contraste líquido, um radiologista examinará a bexiga e o trato urinário inferior durante a micção. Este procedimento levará entre 30 e 60 minutos.

Por que meu filho precisa de uma VCUG?

O médico do seu filho poderá solicitar este procedimento se seu filho apresentar infecção no trato urinário (ITU) ou se seu filho tiver outros problemas relacionados ao seu trato urinário. Uma VCUG é um procedimento geralmente recomendado para diagnosticar ou avaliar uma condição conhecida como refluxo vesico-ureteral. O refluxo ocorre quando a urina retorna da bexiga para os ureteres e possivelmente para os rins. Isto favorece que bactérias alcancem os rins, prejudicando o funcionamento. Nem todas as crianças que apresentam ITU ou infecções na bexiga têm refluxo. Realizar este exame determinará se o refluxo está ocorrendo e ajudará a definir as opções de tratamento.

Quem realiza o exame?

Um técnico radiologista e um técnico pediátrico treinado em raio X auxiliarão você e seu filho durante o procedimento. Algumas vezes, um especialista pediátrico também estará presente durante o procedimento do seu filho.

Como uma VCUG é realizada?

  • Um técnico de raio X pediátrico ou um especialista infantil encaminharão você e seu filho para a sala de fluoroscopia. O técnico de raio X ou pediatra explicará o exame a você e ao seu filho.
  • Solicitaremos que seu filho vista um avental hospitalar. Depois de vestido com o avental, seu filho receberá ajuda para posicionar-se na mesa de fluoroscopia  O técnico então limpará a abertura da uretra com um sabão marrom chamado betadine. Este sabão limpará quaisquer germes que possam causar uma infecção  O técnico então inserirá um pequeno tubo chamado cateter, através da uretra até chegar à bexiga. O cateter será fixado no local. Um anestésico tópico ou em gel, chamado lidocaína, também será utilizado durante a colocação do cateter.
  • O técnico então conectará o cateter a um recipiente de contraste líquido. O contraste fluirá para a bexiga através do cateter. Conforme a bexiga é preenchida, um radiologista pediátrico periodicamente disparará raios X. Este contraste líquido permitirá que o radiologista visualize o sistema urinário
  • Seu filho eventualmente sentirá uma vontade muito forte de urinar. O radiologista mobilizará seu filho para um lado e outro. Quando a bexiga do seu filho estiver cheia, será solicitado que ele urine em toalhas ou em uma "comadre". Enquanto seu filho urina, o cateter sairá
  • Se seu filho não souber usar o banheiro, ele passará pelo ciclo do contraste líquido três vezes. Isto significa que a bexiga será preenchida com o contraste líquido três vezes e seu filho irá urinar três vezes. Ao fazer isso, garante-se que o radiologista receba as informações e imagens mais precisas
  • Uma vez que seu filho tenha urinado, o radiologista fará radiografias adicionais e então o exame estará finalizado

Como posso preparar meu filho para a VCUG?

A idade do seu filho determinará como você deverá prepará-lo. Crianças pequenas e em idade pré escolar precisam de uma explicação muito simples sobre o procedimento logo antes dele começar. Crianças em idade escolar e adolescentes precisam de uma explicação mais detalhada sobre o procedimento, que deverá ser realizada com um ou dois dias de antecedência. Isto garantirá tempo para que seu filho faça qualquer pergunta que ele tenha antes do procedimento. Acima de tudo, é importante ser completamente honesto com seu filho sobre o procedimento.

O que meu filho sentirá durante a VCUG?

Seu filho sentirá frio e molhado quando o sabão for usado para limpar sua área íntima. Ele também sentirá alguma pressão e desconforto quando o cateter for inserido. Muitas crianças também sentem vontade de urinar quando o cateter é inserido. Ambas as sensações devem passar quando o cateter estiver no lugar. Muitas crianças descrevem o cateter como desconfortável e irritante. Conforme a bexiga do seu filho é preenchida com o contraste líquido, ele sentirá vontade de urinar. Antes de urinar, o técnico removerá a fita que segura o cateter. Algumas vezes, isto pode parecer um band-aid. Seu filho pode ou não sentir o cateter saindo quando urinar.

O que posso fazer para ajudar meu filho durante o procedimiento?

Você estará presente durante todo o procedimento.* É importante que você tente permanecer calmo(a) durante o procedimento. Para algumas crianças, ter o pai ou mãe com eles é o suficiente para que se sintam confortáveis. Outras podem necessitar de suporte adicional. Como resultado, a equipe de radiologia tem outros itens de distração que poderão ser usados e ajudarão seu filho durante o procedimento.

O que acontece quando a VCUG ficar pronta?

Os resultados do exame do seu filho serão enviados ao médico que solicitou o exame. Geralmente seu médico receberá os resultados entre um ou dois dias ou talvez antes. Resultados urgentes são comunicados ao médico requisitante pouco tempo depois que o procedimento é finalizado.

*Não permitimos a presença de gestantes na sala de fluoroscopia. (Também não está permitido a presença de outras crianças na sala de fluoroscopia.)

Rev. 10/2012. Este documento tem o objetivo de fornecer dados relacionados com a saúde para que você fique mais informado. Ele não substitui orientações médicas e não deverá ser utilizado como base para tratamentos de condições médicas específicas.