O que é raça?

Raça é como as pessoas são agrupadas com base na cor de suas peles e outras características físicas. A raça não é baseada na genética ou na ciência. Todo mundo tem uma identidade racial que afeta as suas vidas.

O que é racismo?

Racismo é quando um grupo de pessoas recebe oportunidades e é bem tratado, enquanto outro grupo é discriminado e maltratado por causa da sua raça. O racismo ocorre entre indivíduos e grupos e nos sistemas que afetam nossas vidas, como leis e políticas.

Discriminação é quando as pessoas são tratadas injustamente por causa da sua raça, gênero, sexo, idade, capacidade ou outras características.

Racismo é errado e perigoso. Infelizmente, ele é comum. Muitas pessoas sofrem racismo diariamente.

Como o racismo afeta as pessoas?

O racismo causa uma ampla gama de efeitos negativos. Pode afetar o bem-estar emocional de uma pessoa e até a sua saúde:

The effects of racism in Portuguese
O racismo causa uma ampla gama de efeitos negativos.

Para saber mais sobre como o racismo afeta as pessoas, vídeos do YouTube® estão disponíveis:

Há técnicas que podem me ajudar a lidar com racismo?

Cuidar de si mesmo

  • Seja gentil com você mesmo. É normal você se sentir triste ou zangado se você sofreu algum comportamento racista. Para obter mais informações sobre como ser gentil consigo mesmo, incluindo atividades, acesse https://self-compassion.org/
  • Lembre-se de que não é culpa sua se você sofrer comportamentos racistas.
  • Para algumas pessoas, as redes sociais e as notícias podem fazer com que elas se sintam mais tristes ou com raiva. Se este for o caso para você, tente limitar a quantidade de tempo que você gasta com essas atividades.

Se conectar com outros

  • Aprenda e celebre a história da sua cultura e da sua comunidade.
  • Junte-se a outras pessoas para lidar com os efeitos do racismo em sua comunidade. Por exemplo, junte-se a uma organização de advocacia próxima a você.

Procurar ajuda

  • Peça ajuda a seus entes queridos ou ao seu médico se estiver se sentindo triste, ansioso ou com medo.
  • Obtenha tratamento de saúde mental com um terapeuta, conselheiro ou psiquiatra. Peça ao seu centro de recursos da sua comunidade ou ao seu provedor de cuidados primários para uma referência ou recomendações, se necessário.
  • Procure livros, podcasts e outros recurso

Há podcasts que conversam sobre raça e cultura?

  • In Black America
    Um podcast de longa duração que discute pessoas históricas e atuais cujas histórias trazem consciência para a experiência dos negros americanos.
  • Code Switch
    Conversas sobre raça e como ela afeta cada parte da vida, desde política, cultura pop, história, esportes e tudo o mais.
  • Kerning Cultures
    Um podcast com foco na experiência do Oriente Médio, Norte da África e América árabe.
  • Radio Ambulante
    Um podcast narrativo que conta histórias exclusivas da América Latina em espanhol.
  • Red Nation
    Um podcast com discussões sobre história, política e cultura indígena.
  • Self Evident
    Um podcast com histórias que homenageiam as comunidades asiático-americanas.

Que recursos sobre racismo e saúde estão dispiníveis?

Massachusetts General Hospital e Brigham & Women's Hospital

  • Sua equipe de saúde. Discuta as suas necessidades específicas com a sua equipe de atendimento. Se necessário, solicite que eles lhe encaminhem para recursos adicionais.
  • Recursos de saúde mental para Negros, Indígenas e Pessoas de Cor (BIPOC). Coleção de recursos locais, diretório de profissionais de saúde mental de terapeutas que se sentem confortáveis para falar sobre como a raça afeta seu bem-estar, grupos de apoio online e recursos virtuais autoguiados.
  • Gabinete de Defesa do Paciente do MGH e Relações com o Paciente/Família do BWH. Ligue se você sofrer racismo ou discriminação enquanto estiver no hospital ou em um dos ambulatórios.
    MGH: 617-726-3370
    BWH: 617-732-6636

Organizações de Advocacia<?h3>

Juntar-se a uma organização de defesa de direitos pode ser uma forma poderosa de combater o racismo e construir uma comunidade. As organizações de advocacia defendem mudanças políticas ou sociais em suas comunidades, estados ou países. Há muitas organizações comunitárias com que você pode se envolver, incluindo:

  • City Life Vida Urbana ajuda as pessoas a permanecerem em suas casas unindo membros da comunidade para lutar contra despejos, racismo e injustiça econômica. Se você estiver enfrentando despejo, ligue para 617-934-5006 ou 617-397-3773 (espanhol).
  • O Centro de Trabalho Feminino de Matahari reúne trabalhadoras (incluindo babás, faxineiras, cuidadoras e trabalhadoras de restaurantes) para lutar pelos direitos trabalhistas, se opor ao roubo de salários e construir uma comunidade englobando todas as raças, etnias e vários idiomas.
  • O Centro de Trabalho de Imigrantes de MassCosh é um lugar seguro para os imigrantes falarem sobre o abuso no local de trabalho e se juntarem a uma rede poderosa de trabalhadores que exigem condições de trabalho seguras e saudáveis. Se você estiver sofrendo exploração ou discriminação em seu local de trabalho, ligue para 617-505-8939 ou 617-505-8940.
  • O Movimento Estudantil Imigrante (SIM) é uma organização liderada por jovens com sede em Massachusetts que reúne jovens para descobrirem novas oportunidades e crescerem como líderes em suas comunidades. O SIM apoia jovens imigrantes e não-imigrantes por meio de aconselhamento individual e oferecendo espaços seguros, programas especializados e treinamento de organização de base.

Recursos Gerais

Relate casos de racismo que aconteceram com você ou alguém de sua família.

  • Procuradoria Geral. Intercede e fornece recursos para pessoas em Massachusetts, incluindo aquelas que sofrem de racismo e discriminação. Para denunciar alguma discriminação, ligue para 617-727-8400 ou acesse www.mass.gov/contact-the-attorney-generals-office.
  • Escolas Públicas de Boston. Denuncie racismo nas escolas públicas de Boston. Clique em "Denunciar um Incidente de Conduta Indevida Preconceituoso ou Sexual."
  • Serviços Jurídicos da Grande Boston. Fale com um advogado sobre a discriminação que você experimentou. Ligue para 617-371-1234 ou acesse www.gbls.org
  • Comissão de Massachusetts Contra a Discriminação. Tem como objetivo acabar com a discriminação em Massachusetts. Registre uma reclamação em: www.mass.gov/orgs/massachusetts-commission-against-discrimination
  • Secretaria Estadual da Educação. Denuncie racismo nas escolas que não foi resolvido em nível local. 781-338-3000. Registre uma reclamação em www.doe.mass.edu/prs/

Este documento não substitui o conselho médico da sua equipe de saúde e não deve ser usado para tratamento de condições médicas específicas. © 2021 The General Hospital Corporation. Escritório de atendimento primário no local.