O Que É Uma IRM?

IRM significa imagem de ressonância magnética. Uma IRM usa a combinação de um campo magnético poderoso e pulsos de frequência de rádio para produzir imagens detalhadas do interior do corpo. Uma IRM fornece imagens muito mais detalhadas do corpo do seu filho do que um raio X comum e não envolve o uso de radiação.

Quem Realizará O Exame E Quanto Tempo Levará?

O exame será realizado por um técnico de IRM treinado especialmente para realizar IRM e os resultados serão interpretados por um radiologista pediátrico. A IRM levará entre 30 minutos e duas horas, dependendo da área ou da parte do corpo que está sendo examinada.

O Que Meu Filho Sentirá Durante O Exame?

Um exame de IRM deve ser completamente indolor. No entanto, alguns tipos de scans precisam que um contraste seja usado. O contraste é administrado através de uma injeção. Se seu filho precisar de contraste para o exame, utilizaremos um creme anestésico no local da picada para reduzir qualquer desconforto.

Enquanto o scanner de IRM estiver registrando imagens, ele fará barulhos de batidas e pancadas. Forneceremos protetores auriculares para seu filho, pois reduz o barulho e proteger seus ouvidos. Às vezes, a cama do scanner vibra levemente devido ao barulho. Isto é completamente normal.

Como Uma IRM É Realizada?

Solicitaremos que seu filho deite-se na cama do scanner de IRM. Ele receberá protetores auriculares e será corretamente posicionado para o scan. Seu filho será então levado para dentro do scanner com a parte do corpo que deve ser examinada no centro da máquina. Solicitaremos que permaneça totalmente parado durante o exame. Qualquer movimento poderá comprometer a imagem. Durante o exame, o técnico de IRM conversará com seu filho para mantê-lo informado e para certificar-se de que esteja bem. Também forneceremos um alarme para seu filho acione se precisar interromper o exame.

Como Posso Preparar Meu Filho Para A IRM?

A idade do seu filho determinará como você deverá prepará-lo. Crianças pequenas e em idade pré escolar precisam de uma explicação muito simples sobre o exame logo antes dele começar. Crianças em idade escolar e adolescentes precisam de uma explicação mais detalhada sobre o exame, que deve ser dada com um ou dois dias de antecedência. Isto garantirá tempo para que seu filho faça qualquer pergunta que ele tenha antes do procedimento. Acima de tudo, é importante ser completamente honesto com seu filho sobre o procedimento.

O Que Posso Fazer Para Ajudar Meu Filho Durante O Procedimento?

O pai, mãe ou responsável poderá permanecer na sala de scanning da IRM.* É importante que você tente permanecer calmo(a) durante o exame.

*Não permitimos a presença de gestantes na sala de IRM.

Instruções De Segurança

Solicitamos que preencha uma triagem tanto para você quanto para seu filho. O técnico de IRM analisará este formulário. Este formulário determinará se é seguro que você e seu filho entrem na sala de IRM.

Se seu filho tiver algum dispositivo implantado, como uma prótese, você precisará fornecer as seguintes informações sobre o dispositivo implantado:

  • Fabricante
  • Modelo
  • Número de série

Seu filho não poderá realizar o IRM sem estas informações.